Granola caseira com laranja

cerais-com-laranjaOs cereais de pequeno-almoço de fabrico industrial são muito práticos mas, geralmente, não constituem uma boa opção alimentar. Para quem quer ter um pequeno-almoço super nutritivo, saciante, variado, rico em fibras, vitaminas e minerais e muito versátil, nada melhor do que fazer, em casa, os seus cereais de pequeno-almoço. As vantagens são imensas: controla o processo, escolhe os ingredientes, varia as opções e sabe exatamente o que está a consumir.

Comece bem o dia experimentado esta sugestão: a Granola é uma mistura de flocos de cereais integrais adoçados com um pouco de mel e enriquecidos com especiarias e frutos secos e/ou desidratados. Esta receita é muito versátil e pode ser adaptada a várias combinações que dependem apenas da nossa imaginação.

Ingredientes e preparação:

Pré-aquecer o forno a 200º C.

  • 300 g de flocos de cereais a gosto (ex: aveia e cevada)
  • 1 colher de sopa de canela ou cacau em pó
  • sumo de 1 laranja
  • raspa de 1 laranja
  • 1 clara de ovo batida
  • 2 colheres de sopa de mel.

Envolva todos os ingredientes e espalhe a mistura em um tabuleiro. Coloque o tabuleiro no forno previamente aquecido e  (baixe a temperatura para 180º C) vá mexendo a granola de 5 em 5 minutos até secar e alourar (demora cerca de 30/40 minutos). Retire do forno e adicione frutos secos e/ou desidratados à sua escolha – pevides de abóbora, avelãs, amêndoas, nozes, sementes de girassol, passas de uva … Deixe arrefecer na totalidade e guarde em frasco hermético. Bom apetite!

Notas:

  1. Misture a granola com fruta fresca e adicione mais uma das seguintes opções: iogurte, “iogurte” de soja, leite de vaca/cabra ou bebidas vegetais tipo arroz, aveia, amêndoa ou coco;
  2. Esta mistura de cereais integrais é ideal para um lanche que anteceda uma prática de yoga (2 horas antes). Neste caso, evite os laticínios e misture a granola com fruta fresca e uma bebida vegetal tipo aveia, arroz, avelã, amêndoa ou coco.

Sofia A. Rodrigues, nutricionista

 

 

 

 

 

2 pensamentos em “Granola caseira com laranja

  1. olá Sofia

    Andei à procura de flocos de aveia para fazer a granola é só encontrei marcas com muito teor de açúcar e “carradas” de calorias :). Recomendas ou conheces alguma marca em que isto não aconteça?

    Obrigada

    1. Olá Ana, compra os flocos de aveia integrais (simples, sem qualquer produto adicionado). Encontras muito facilmente em lojas de produtos dietéticos ou na área de dietética dos supermercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *