Notícias

IV. Ashtanga – Prānāyāma

pranayamaPrānāyāma, a disciplina da respiração. Não se trata apenas do controlo da respiração, mas do controlo do prāna através da respiração. O prāna é a energia vital que anima o corpo.

prāna, a respiração e a mente estão profundamente relacionadas. Certamente já percebemos em nós mesmos, como o nosso estado de espírito interfere na nossa respiração e vice-versa. Quando a mente está agitada, a respiração é irregular, arrítmica e superficial. Se a mente está calma ou concentrada, a respiração é lenta, ritmada e profunda.

Prānāyāma começa por ritmar a respiração o mais lentamente possível , para posteriormente harmonizer o ciclo respiratório, a inspiração (puraka), a expiração (rechaka) e a retenção (kumbhaka).

Aprender a regular os ciclos respiratórios, induz a uma atitude mais introspetiva e de concentração, necessária para as etapas seguintes.

23 Janeiro, 2017
O poder das palavras IV

IMG_3359Se na sua comunicação com os outros utilizar palavras de baixa energia, o seu tom de voz também muda automaticamente e o outro também muda os sentimentos sobre si. Será a forma como o seu inconsciente o verá a partir daqui.
Utilize palavras positivas de alta energia.

Exemplo:
-“Isso é ótimo, por favor explica -me como aplicar!”
O inconsciente da outra pessoa irá associa-lo à palavra ótimo e aos sentimentos que a acompanham.

Irene Paixão

Fotografia: Maria José Paixão

22 Janeiro, 2017
III. Ashtanga – Āsana

ustrasanaNa terceira etapa do Yoga de Patañjali temos os Āsanas, as posturas. Segundo ele, devem ser estáveis e agradáveis. Apesar de Patañjali nomear poucos āsanas, muitos textos yóguicos fazem-no. Há referências a 840000 āsanas, que correspondem a todas as possibilidades de movimento do corpo humano, sendo que destes, 84 são os mais importantes.

Através dos āsanas, a coluna vertebral é fortalecida e o corpo torna-se flexível, equilibrado e saudável. Com o esforço e a perseverança nesta prática, a mente é controlada e apaziguada. Corpo e mente harmonizam-se, abrindo as portas para o conhecimento interior. Esta etapa foi aprofundada pelo Hatha-Yoga, que escolhe o corpo como a base para o alcance de realidades mais subtis.

15 Janeiro, 2017
1 25 26 27 28 29 40