Notícias

Aula aberta no Parque da Paz

parquedapaz

O Núcleo de de e a Câmara Municipal de  convidam todos os interessados a participar numa aula gratuita de Hatha !

É já no próximo dia 24 de SETEMBRO às 10:00h no Parque da Paz

Faça a sua inscrição: ver Contactos

Ao abrigo do programa Almada Mexe Comigo

APAREÇAM!….

 

21 Setembro, 2016
Inscreva-se no Núcleo de Yoga de Almada

PARA ADULTOS

A prática de yoga para adultos segue a via do Hatha YogaHA significa Sol, sendo o Sol o seu corpo e alma e THA significa Lua que simboliza a consciência e a mente.

É uma das técnicas mais praticadas e conhecidas no Ocidente, nas posturas físicas utilizamos material de apoio, tal como blocos, cintos, bolsters e cordas, de modo a que os praticantes possam evoluir nos asanas de forma confortável e com o mínimo de esforço. Para além das posturas físicas, utilizamos técnicas respiratórias especiais, denominadas de pranayama que têm como objectivo o controle do fluxo energético e respiratório. Estas técnicas são complementadas com outras como sejam o yoga nidra e a meditação, que têm como objectivo uma melhoria da saúde mental.

Basicamente proporciona maior vigor físico, uma melhoria da saúde em geral, aumentando o equilíbrio, flexibilidade e tónus muscular, criando assim espaço para o auto conhecimento: Quem somos? E ao que estamos?

Venha fazer uma aula experimental:  2ª / 4ª das 20h-21h.

Inscreva-se através do FORMULÁRIO


YOGA PARA CRIANÇAS

Nos dias de hoje e com uma sociedade cada vez mais acelerada, as crianças estão a caminhar rapidamente para um estilo de vida bastante stressante. Estão a crescer com os dias preenchidos por muitas actividades e já a sentirem muita pressão escolar e social. Falta tempo para a criança brincar e ser criativa.

O yoga cada vez mais está a ser incluído nas escolas e centros de yoga, com um impacto positivo, pois acalma e relaxa as crianças, melhora o seu comportamento e aumenta a sua atenção. A prática de yoga, também ajuda na autoestima das crianças e no desempenho académico.

A metodologia que utilizamos no yoga para crianças é uma metodologia específica para crianças em fase pré-escolar e escolar, muito divertida e não competitiva, com o objetivo de desenvolver o potencial da criança como um todo com as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais.

Podemos destacar alguns benefícios para as crianças:

  • Promove a autoestima, autoconfiança e autoconhecimento;
  • Promove padrões respiratórios saudáveis;
  • Equilibra o sistema nervoso e o sistema endócrino. Fortalece o sistema imunitário;
  • Aumenta a capacidade de assimilação intelectual;
  • Desenvolve o espírito de grupo e a cooperação;
  • Desenvolve corpos fortes e saudáveis;
  • Estimula a expressão criativa e a imaginação;
  • Desenvolve as capacidades de concentração, atenção e relaxamento;
  • Capacidade de lidar com o stress e a ansiedade de uma forma mais eficaz;
  • Relaxam e dormem melhor.

Inscreva-se através do FORMULÁRIO


YOGA PARA SENIORES

Práticas yoga dirigidas a população sénior compostas por asanas (posturas), pranayama (exercícios respiratórios) e yoganidra (técnicas de relaxamento dirigido). Traz inúmeros benefícios para a população sénior, entre eles:

  • uma sensível melhoria ao nível físico, energético, psíquico e emocional;
  • melhorias no sistema cardiovascular e respiratório;
  • combate à senilidade e estimulando a lucidez;
  • melhoria na qualidade do sono;
  • normalização da pressão sanguínea;
  • aumento da imunidade;
  • dores e sensações de mal-estar diminuem ou desaparecem.

Aulas inseridas no programa “Alma Sénior” (+60 anos), promovidas pela Câmara Municipal de .

Inscreva-se na Junta de Freguesia do Concelho, indicando o Núcleo de Yoga de Almada.

Para mais informações contacte-nos através do nosso FORMULÁRIO


VENHA PRATICAR CONNOSCO! …

e

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER 


20 Setembro, 2016
A dieta mediterrânica é um estilo de vida!

A dieta mediterrânica alia as tradições gastronómicas e culturais à prática diária de atividade física, tempo adequado de descanso, convivência social, biodiversidade e sazonalidade, aquisição de produtos locais, respeito pelo meio ambiente e promoção de atividades culinárias. Tem todos os ingredientes necessários para ser a base de um regime alimentar equilibrado e variado e, por isso, é considerada a mais saudável do mundo. Além disso, tem mais de 3000 anos de história que abonam a seu favor, sendo Património Imaterial da Humanidade desde 2010 (a tradição portuguesa na Dieta Mediterrânica foi reconhecida em dezembro de 2013).

Baseia-se nas tradições alimentares dos povos banhados pela bacia do Mediterrâneo e inclui o consumo de azeitonas, azeite, grãos inteiros e sementes, muito pouca carne vermelha, peixes, mariscos, queijos, pouco leite, bastantes vegetais, legumes,
frutos frescos e secos e vinho tinto às principais refeições. Caracteriza-se especialmente pelo elevado consumo de hidratos de carbono complexos, gordura monoinsaturada, fibras, vitaminas e minerais, sem esquecer o consumo de água e infusões de ervas e plantas aromáticas ou medicinais (autóctones). É também muito rica em antioxidantes que provêm do consumo dos vegetais, legumes, leguminosas e frutos secos e é pobre em doces, alimentos refinados, produtos processados e gorduras saturadas.

No dia a dia,  para colocar em prática este padrão alimentar, inicie a refeição com sopa de legumes, cozinhe as refeições principais de forma simples apostando nos cozidos, estufados, grelhados e ensopados enriquecidos em hortícolas e leguminosas, tempere com azeite e abuse das ervas aromáticas. Dê preferência ao peixe, principalmente aos gordos como a cavala, a sardinha e o salmão. Consuma pão e cereais completos e frutos frescos e secos.

Nota: O Plano Nacional para a Promoção da Saudável (PNPAS) e a Direção Geral de Saúde (DGS) apresentaram o seu  contributo para a salvaguarda da Dieta Mediterrânea como património cultural através de um manual pedagógico sobre este modelo alimentar, os alimentos que o constituem e suas vantagens para a nossa saúde. Consulte o manual AQUI

Sofia A. Rodrigues, nutricionista
18 Setembro, 2016
1 23 24 25 26